Estas são algumas coisas simples que nos ajudam a perceber o problema da desinformação...

O QUE SÃO NOTÍCIAS?

• Trata-se, resumindamente, de informações verificáveis de interesse público. Quando vemos, ouvimos ou lemos informação nova sobre uma variedade grande de temas, como o desporto, celebridades, saúde, música ou política, entre tantos outros, isso são notícias.

 

• Os meios de difusão das notícias também são variados, televisão, rádio, jornais, sites, revistas, redes sociais. Importa chamar a atenção para a facilidade com que, atualmente, criamos e partilhamos histórias com a família e amigos e de como essa é ma forma poderosa e em crescimento de difundir informação falsa.


O QUE SÃO “FAKE NEWS”?

• ou notícias falsas, são aquelas que não se baseiam em factos reais ou cujos acontecimentos foram alterados. Pode ser, por exemplo, um anúncio ou uma fotografia manipulada para enganar as pessoas.


O QUE É A DESINFORMAÇÃO?

• um processo através do qual se produz uma manipulação das convicções na opinião pública, que parte da criação de factos falsos (ou fake news), utiliza um sistema de difusão dessa mensagem com recurso a software de partilha (bots e perfis falsos criados para o efeito) e visa difundir ao maior número possível de pessoas a convicção de que se trata de uma informação verdadeira.


O QUE SÃO BOTS?

• Os bots são robots ou aplicações automáticas que automatizam tarefas na Internet. Podem ser usados de forma abusiva por redes de fake news para passar a imagem de que há muita gente a defender aquelas ideias (quando é apenas um máquina, ou uma pessoa contratada que cria vários perfis diferentes e lhes escreve a mesma mensagem).